3 Sugestões Literárias para o Verão e para Qualquer Altura

Estas três obras literárias de excelência são ótimas recomendações para o seu verão, ou para serem exploradas e dissecadas em qualquer outra altura.

Apenas Uma Narrativa, António Pedro

António Pedro foi uma figura ímpar da cultura do século XX em Portugal. Foi um prolífico escritor, produzindo poemas, romances, ensaios e peças.

Dedicou-se também às artes plásticas, nomeadamente à pintura, à escultura e à cerâmica. Foi verdadeiramente um homem de vários ofícios.

No final da década de 1930, António Pedro tornou-se talvez o derradeiro pioneiro do surrealismo em Portugal, sendo o seu trabalho literário e artístico marcadamente simbólico e experimental.

Apenas Uma Narrativa foi publicado pela primeira vez em 1942. É nada menos do que o romance inaugural do surrealismo português. A densidade de imaginação transbordada nas páginas da obra é realmente fascinante.

O Espelho que Foge, Giovanni Papini

O Espelho que Foge é uma coleção de contos de fantasia da autoria do mestre italiano Giovanni Papini, editada e lançada pela Editorial Presença. No âmbito desta reunião de dez contos podemos enfatizar três nomes. Franco Maria Ricci idealizou, Jorge Luís Borges dirigiu e Maria Jorge Vilar de Figueiredo traduziu.

Giovanni Papini inspira-se no estilo das parábolas e, em todos os seus contos, explora a melancolia e a desesperança. Os seus trabalhos são retratos crus, mas envolventes, que convidam à reflexão sobre as dificuldades e a brevidade da vida.

Salammbô, Gustave Flaubert

Esta pérola datada de 1862 foi um marco de inovação literária, tanto pelas suas descrições de violência, como pelos estilos e técnicas que acabaram por ser amplamente adotados no contexto do realismo.

A protagonista, Salammbô, é filha de um general das tropas cartaginesas, e é o centro de uma história que pinta quadros da agressividade humana e explora o fascínio da humanidade pela violência como entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *